Meta Description

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O que é a Meta Description?

A Meta Description é um atributo HTML que mostra ao usuário um breve resumo de do conteúdo que vai encontrar em sua página.

Este pequeno parágrafo é muito importante para o processo de escolha do usuário. Em uma lista com 10 resultados, esta é a oportunidade de destacar o conteúdo de sua página, fazendo melhorar a taxa de cliques, e proporcionalmente sua posição no Google.

Meta Description SEO
SEO – Meta Description

Qual o Tamanho Ideal da Meta Description?

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As Meta Descriptions não possuem um tamanho máximo de caracteres. Porém, o SERP do Google (Página de Resultados de Pesquisa) mostra uma média de 160 caracteres. Mais que isto será cortado, e aparecerá um sinal de reticências (…) no final deste parágrafo.

O SERP do Google define para 160 o número de caracteres da Meta Description
O SERP define para 160 o número de caracteres da Meta Description

A Meta Description Não é um Fator de Ranqueamento do Google. Mas ajuda.

Esta revelação pode ter pego muitos profissionais de SEO de surpresa, e alguns até devem estar desacreditando. Porém desde 2009, o Google fez uma grande atualização nas tags que influenciariam o ranqueamento em sua SERP. Entre elas a tag keywords e a tag description.

Porém, ela continua sendo um dos maiores de seus fatores de ranqueamento, mesmo que indiretamente. Vou explicar:

A Meta Description trabalha muito com a experiência do usuário. Por se tratar de um primeiro contato com seu conteúdo, assim como o título da página, esta tag pode carregar palavras-chave da pesquisa do usuário, e/ou montar um texto mais publicitário, fazendo então que o usuário clique em seu “anúncio”. Pois quanto maior a taxa de cliques, melhor o CTR, e melhor será  seu posicionamento no Google.

Montando uma Meta Description Matadora

Mesmo sabendo que esta tag não conta pontos diretamente para os algoritmos do Google, devemos trata-la com bastante carinho, caso queiramos que os usuários realmente cliquem em suas páginas. Ao longo dos anos aprendi algumas técnicas que poderão ajudar a aumentar o número de acessos orgânicos para o seu site.

Casamento entre SEO & Design

O Google e outros mecanismos de pesquisa exibem sempre em negrito as palavras-chave utilizadas pelo usuário. Isto significa que a presença destas palavras na descrição de sua página podem chamar a atenção do usuário.

Palavras-Chave no Início da Description
Palavras-Chave no Início da Description

Se tem uma coisa que me lembro bem das aulas de design é que para nós, ocidentais, a o foco de nossa atenção e olhar obedece uma ordem: de cima para baixo, da esquerda para a direita.

Damos mais atenção para tudo que está no início do texto e na parte de cima. Só pensar como lemos o jornal, um livro e como é exibido o SERP do Google. Logo, se colocarmos a palavra-chave no início das descrições, a chance de capturar a atenção do usuário será superior a de usarmos a palavra-chave no final ou simplesmente não adicioná-la no texto.

Tente Chamar a Atenção do Usuário

Pense que você tem em média 3 segundos para chamar a atenção e fazer com que cliquem em no link que levará para sua página, e não de seus concorrentes. Portanto temos que fazer de tudo para conquistar este clique.

Micro textos publicitários, de até 160 caracteres funcionam muito bem nestes casos. Mas atualmente venho testando outro tipo de interação: os emojis.

Tato no mobile, quanto no desktop, o Google já permite a exibição de emojis na SERP.

Exemplo do uso de Emojis na Description Tag
Exemplo do uso de Emojis na Description Tag

Aqui nesta publicação você poderá aprender a como colocar emojis na descrição e títulos de seu site.

Otimize Sua Tag

Para quem utiliza WordPress, o Yoast um dos plug-ins de SEO mais utilizados na atualidade, permite que você monte, edite e visualize a description como se estivesse na SERP.

Amostra da Tag Description no plug-in Yoast SEO para WordPress
Amostra da Tag Description no plug-in Yoast SEO para WordPress

Se você não utiliza o WordPress, existem muitos simuladores de SERP no Google. Um dos que indico o uso é o Google SERP Optimizer Tool.

Evite Usar Descrições Duplicadas

Cada página em seu site é única. Portanto, cada descrição deve ser única e relativa ao conteúdo que o usuário irá encontrar nela. Existem várias ferramentas que podem ajudar a detectar estes problemas, como o SEMrush, e o SEO Certo.

Para concluir, mesmo não sendo um fator direto de ranqueamento, a meta tag description pode ser considerada como uma das mais importantes, pois se trata de um primeiro contato com seu público, sento um fator direto de sucesso ou fracasso em sua estratégia de SEO, assim como a tag title. Mas esta fica para a próxima.

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